Povo de Santo realiza protesto em Salvador contra ataque a pedra sagrada do Candomblé

 Foto: Giana Mattiazzi
Candoblecistas se reuníram na manhã desta quarta-feira (2), em Salvador, para protestar contra um ataque a Pedra de Xangô, monumento sagrado do candomblé localizado no bairro de Cajazeiras 10, ocorrido na última semana. Conforme os manifestantes, 100 kg de sal foram jogados na pedra na última sexta-feira (28).

O caso foi considerado um ato de intolerância religiosa, já que o sal é um símbolo de purificação, e o fato de ter sido jogado na pedra dá a entender que o local cultuado pelo Candomblé estivesse impuro. No protesto, o povo de santo pediu respeito ao Candomblé e limpou o que ainda tinha de sal no local.

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) já tinha ido ao local e varreu o sal da área onde fica a pedra. Conforme a pesquisadora e advogada Maria Alice Silva, jogar sal na pedra sagrada foi uma ofensa para os praticantes, que consideraram o ato, além de intolerância religiosa, vandalismo e crime ambiental, pois o elemento afeta o solo e o lençol freático.

Esta não é a primeira vez que a Pedra de Xangô é alvo de vandalismo. Em 2014, o monumento foi pichado e oferendas destruídas. A pedra sagrada foi tombada em 2017, pela Prefeitura de Salvador, por ser elemento de resistência cultural e aglutinador da teia de terreiros do conjunto de bairros de Cajazeiras.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال