Chuva causa mortes, deslizamentos, quedas de árvores e bolsões d'água; Rio segue em estágio de crise

Foto: Nathalia Castro
Três pessoas morreram e duas estão desaparecidas depois da tempestade da noite da quarta-feira (6) no Grande Rio. A forte chuva acompanhada de ventania causou apagões, derrubou árvores, alagou vias e fechou a Avenida Niemeyer, onde um trecho da ciclovia desabou.

Um ônibus está soterrado, e há a suspeita de que dois passageiros estejam feridos dentro. Houve quedas de barreira em vários pontos - a ciclovia caiu perto de São Conrado, e o ônibus foi atingido quase no extremo oposto. O prefeito Marcelo Crivella confirmou que a situação mais crítica é na Niemeyer. 

"Vai demorar mais de um dia inteiro para normalizar", disse. A tormenta começou por volta das 20h30, quando o Rio entrou em estágio de atenção; Às 22h15, passou-se para o estágio de crise; Três mortes: duas em Barra de Guaratiba e uma na Rocinha; Há suspeita de que duas pessoas estão desaparecidas na Avenida Niemeyer. Na avenida, um novo trecho da ciclovia desabou com deslizamento de terra.

 A via está interditada; Às 3h, eram 64 árvores caídas; algumas derrubaram a fiação e causaram apagões; Registraram-se rajadas de 110 km/h no Forte de Copacabana, o que caracteriza tempestade violenta; Chove fraco nesta manhã, e há pontos de alagamento na Barra e na Zona Sul.

 Crivella decretou luto oficial de três dias pelas mortes. O Corpo de Bombeiros atende no telefone 193 e auxilia em acidentes de trânsito e incidentes em elevadores, entre outros. Riscos de desabamentos devem ser informados à Defesa Civil Municipal ou Estadual, no telefone 199. Os órgãos recomendam que moradores se cadastrem no serviço gratuito de alertas via SMS.

 Basta enviar o CEP do imóvel para o número 40199, por mensagem de texto. Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão mantêm as condições de chuva para o Rio nesta quinta (7). Na parte da tarde, aumentam as chances de tempestade. O solo encharcado aumenta as chances de novos deslizamentos de terra na Costa Verde e na Região Metropolitana, além de novos pontos de alagamentos. A temperatura máxima prevista é de 28°C na Região Metropolitana. O mar continua agitado, com ondas de pelo menos um metro.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال