Jumentos são sacrificados após contaminação de bactérias em fazenda; animais seriam abatidos e exportados

Foto: Reprodução
Três jumentos foram sacrificados em uma fazenda que fica na divisa entre as cidades de Euclides da Cunha e Canudos, a cerca de 315 km de Salvador. Os animais estavam infectados com bactérias e foram eutanasiados para evitar a contaminação do restante do rebanho. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), dois estavam com mormo – doença causada por uma bactéria que também pode atingir humanos –, e um estava com anemia infecciosa equina (AIE).

Os animais da fazenda eram criados para serem abatidos em frigoríficos de cidades do centro-sul do estado. Eles teriam carne e couro exportados para fora do Brasil. A Adab explicou ao G1, nesta segunda-feira (3), que equipes técnicas da agência estiveram na fazenda no mês de fevereiro e colheram cerca de 600 amostras. Desse total, 13 animais estavam infectados: oito com mormo e cinco com AIE. Quando as equipes retornaram para a fazenda no mês de maio, 200 animais haviam morrido.

A Adab detalhou que, além das doenças, alguns morreram por conta de maus-tratos e outros por estresse. Os animais haviam sido enterrados em uma vala comum. Depois da visita, os três animais infectados passaram pelo processo de eutanásia. A Adab explicou que entidades de defesas sanitária dos animais acompanharam o processo.

Os corpos dos animais foram enterrados em uma vala profunda em um local distante de fonte de água e dos outros animais da propriedade, junto com os cerca de 200 animais que já haviam morrido. A Adab informou que fez um saneamento geral na propriedade e colheu material novamente dos animais que sobreviveram para fazer novos testes de infecção. Os novos resultados devem sair ainda neste mês.

Fonte: Voz da Bahia 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال