Vinícius Zacarias: Carta à comunidade cultural de Muritiba

Foto: Divulgação
Informo aos interessados e interessadas que não componho mais a equipe administrativa da Prefeitura de Muritiba, Gestão Unidos Por Uma Nova História, onde atuei no cargo de Diretor do Departamento de Difusão Cultural da Secretaria de Cultura, Desportos e Lazer.

Minha saída se dá por saturação frente as tentativas de organização das políticas culturais e juventude do município. Escrevo essa carta, pois me sinto na obrigação de oferecer satisfações os mais de 90 agentes culturais que participaram dos processos de escutas participativas e as 4 instituições que se mobilizaram para o registro de patrimonialização da Festa do Senhor do Bonfim.

Infelizmente todas as tentativas não tiveram êxito devido a total escassez de interesse em enxergar a cultura como o potencial de desenvolvimento econômico para o município. Porém, me orgulho da conquista pela lei do Sistema Municipal de Cultura e a nova lei do Conselho de Cultura e Conselho de Juventude que conseguimos sancionar num processo democrático. Esses são marcos legais que precisamos acompanhar a efetivação. Não é apenas um dever, mas direito nosso colocá-los para funcionar. Continuo na luta, agora enquanto sociedade civil.

Saio da gestão com o sentimento de frustração, mas ainda de total confiança na força da participação social e nas mudanças de mentalidades para construção de políticas públicas que proporcionam a emancipação cidadã e a geração de emprego e renda para Muritiba. Encorajo aos jovens ao dizer-lhes: a transformação que Muritiba precisa emanará e será protagonizada e gerida pela nova geração. Só os jovens terão condições de construir o que virá.

Sigo firme em prol da cidade que queremos.

Vinícius Zacarias
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال