Comunidade de Cachoeira se mobiliza em prol dos animais

Foto: Divulgação
A cidade promoveu sua 1ª “cãominhada” esse domingo que contou com mais de 100 pessoas. Com o slogan “Animal não é brinquedo: sente fome, sede, frio e medo” mais de cem pessoas, com cães ou não, foram para as ruas de Cachoeira na manhã desse domingo 20 de outubro, mobilizar a comunidade em prol do não abandono de animais domésticos e da adoção consciente.

“São muitos os animais que encontramos abandonados, alguns em situação deplorável queimados vivos até, como a cidade não tem um abrigo para eles cabe a nós que temos compaixão resgatar e tratar desses bichinhos” – diz Edvalda Rodrigues, conhecida como Dinha, idealizadora do evento. É ela que há anos abraçou a causa e se dedica a recuperar animais que sofreram maus tratos – já passaram por sua casa mais de 20 deles.

Mas Dinha não consegue fazer isso sozinha. A ajuda é pouca, mas importante, principalmente a que vem dos veterinários parceiros que ajudam com remédios, castração e até cirurgias complicadas. Os médicos veterinários André Rocha, Natasha e Bruno Milen, Janemeire Carneiro, entre outros se fizeram presentes na caminhada e falaram sobre posse responsável e a lei que criminaliza abandono e maus tratos aos animais. Além deles a equipe de vacinação do município liderada por Cátia Fernandes explicou a importância de vacinar os animais, principalmente os de rua pois por não terem cuidados adequados podem causar problemas sérios a quem for mordido ou arranhado. Entretanto esse ano não haverá campanha de vacinação contra a raiva – a enfermeira explicou que a falta se deve ao laboratório fabricante não ter produzido doses suficientes da vacina.

Batizada de “cãominhada” esse primeiro evento distribuiu brindes diversos para os caninos presentes – um dos beneficiados foi o Coletivo Adoráveis Vira-latas de Capoeiruçu que tem feito o trabalho de assistência aos animais abandonados nesse distrito. E já deixou um legado para a comunidade: a instalação de um comedouro público na Praça da Aclamação.

Para os próximos além da instalação de outras unidades pela cidade o projeto, que contou com o apoio da Tabuleiro Produções, prevê também campanhas de castração e vacinação, feiras de adoção e a solicitação ao poder público da implantação de um abrigo público de animais: “já temos um local que foi doado para esse fim, mas precisamos que a prefeitura faça seu papel no sentido de adaptar e manter esse abrigo” – disse Dinha.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال