Analytics

menu

Image Map

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Causas e hábitos saudáveis que reduzem o risco do Câncer de Próstata

Foto: Reprodução
O Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O tumor de próstata contém mais incidência entre os homens a a partir dos 50 anos. Enquanto a raça negra tem o comparativo maior e é necessário que se faça o exame aos 45 anos.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que a descoberta do câncer de próstata em sua fase inicial possibilita melhores resultados no tratamento, mas tão importante quanto ir ao médico para obter um diagnóstico precoce da doença é a busca pela prevenção. Nem todos os tumores da próstata são cancro. Ou seja, o tumor pode ser benigno (não cancro) ou maligno (cancro). O Dr Márcio Santana, criador do programa Envelhecimento Saudável falou com a equipe do Varela Notícias sobre a Hiperplasia Prostática e o Câncer de Próstata. ”

Hiperplasia é um tumor benigno onde o prognostico é muito melhor. Já o Câncer de Próstata, é um tumor maligno que aparece em 70 mil novos casos. Sendo o mais comum entre os homens que se for diagnosticado logo no inicio o tratamento será muito mais eficaz”, disse. O doutor ainda alertou sobre as causas do tumor. “As causas das doenças prostáticas sempre estão relacionadas com o fator genético, a idade, além de hábitos saudáveis no dia a dia.

A alimentação saudável ajuda bastante na prevenção do tumor. Outro fator é a obesidade, que naturalmente está associada ao sedentarismo e aumenta os riscos de ser diagnosticado com o câncer”, falou. Márcio ainda falou que o homem precisa ter um cuidado com a saúde e não se preocupar apenas com a doença.”O homem precisa entender que para se ter uma qualidade de vida plena é necessário mudar o foco em relação ao cuidado, ou seja, é preciso dar mais atenção à saúde e não se preocupar apenas com a doença, como a maioria de nós somos habituados a fazer”, explicou.

O programa Envelhecimento Saudável, que tem como objetivo estimular o hábito de cuidar da saúde e não procurar o médico apenas para tratar as doenças. Iniciado na Bahia, o programa tem conquistado cada vez mais adeptos pelo país, em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, além de artistas e atletas.

Fonte: Voz da Bahia 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook