Grávida e recém-nascido morrem após parto em Salvador e família denuncia negligência em maternidade: 'Útero estourou'

 Foto: Aristeu Chagas/Agecom
Uma mulher de 44 anos e o filho dela recém-nascido morreram em Salvador, no domingo (22), em Salvador, após parto realizado na maternidade Albert Sabin, localizada no bairro de Cajazeiras.

A família de Josefina dos Santos e do bebê denunciam que as mortes foram resultado de negligência médica e registraram o caso junto à Polícia Civil. O G1 entrou em contato com a 13ª Delegacia, em Cajazeiras, que confirmou que a família esteve lá para registrar o caso, e que as investigações seriam realizadas.

Os enterros da mulher e do recém-nascido estão previstos para ocorrer às 11h, desta terça-feira (24), no cemitério de Plataforma.De acordo Leila Paulo Cruz, uma das cunhadas de Josefina, a mulher começou a sentir dores e foi para maternidade no dia 9 de dezembro.

Na ocasião, ela foi internada, ficou cerca de uma semana na unidade de saúde e foi liberada. "A equipe insistiu para liberar ela, mas meu irmão foi na assistente social e conseguiu que ela ficasse mais um dia. Depois ela saiu, mas ainda sentindo muita dor. Não conseguia botar o pé no chão", contou.

No entanto, no último sábado (21), por volta das 23h, familiares contam que as dores pioraram e Josefina começou a sofrer sangramentos. Ela seguiu novamente para a maternidade Albert Sabin, onde foi atendida às 2h, de acordo com os familiares. "Insistiram para que ela fizesse parto normal. Uma médica ainda fazia chacota dela. Ficava falando: "Faz força, Josefina".

Depois, descobriram que o bebê estava atravessado. Veio um terceiro médico e disse que não tinha como ter parto normal. De tanto forçar para o menino sair, o útero dela estourou. Pegaram ela, colocaram na cadeira de rodas e uma poça de sangue acumulou no chão", relatou Leila.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال