Analytics

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Cerca de 20 casas ficam destruídas após chuva e vento forte no povoado da Cabeceira, em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução
Cerca de 20 casas ficaram destruídas e parcialmente destruídas no povoado da Cabeceira, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, por causa das chuvas que caíram na noite de quarta-feira (1º). Nesta quinta (2), moradores tentaram calcular os prejuízos. Durante toda a madrugada, a cidade teve temporal com raios, trovões e ventos fortes.

Os moradores contam que a chuva começou por volta das 21h de quarta. Várias casas tiveram os telhados destruídos. Em uma delas, além das telhas, a tampa de um tanque de água também foi levada pelo vento. Os muros de uma construção caíram por causa da ventania. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. “A gente quer pedir aos órgãos públicos, que têm competência, que fizessem uma visita o mais rápido possível porque hoje deve chover ainda e as condições financeiras do povo aqui são fracas. Ver o que pode ser feito por esse povo aqui da Cabeceira, não só dentro do loteamento como dentro do povoado.

Tem muita casa destruída, muita gente desabrigada”, disse um dos moradores em um vídeo gravado no local. De acordo com um dos representantes da Defesa Civil de Vitória da Conquista, Davi Ribeiro, a cidade recebeu o alerta de chuva por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). “Desde o dia 30 a gente já tem acompanhado chuvas torrenciais em Vitória da Conquista.

Nesse povoado tivemos um acumulado de 55 mm de chuva, que danificou algumas residências e logo que recebemos o alerta do Cemaden e do Corpo de Bombeiros do local já deslocamos uma equipe”, disse. Davi informou ainda que a Defesa Civil está fazendo um levantamento para comunicar ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para que os moradores tenham acesso a atendimento.

“A equipe está fazendo levantamento mais apurado, com laudos, para acionarmos o Cras, que vai fazer um relatório para disparar correspondências para a Secretaria de Desenvolvimento Social, no sentido de buscarmos apoio para abrigar as pessoas que precisem de atendimento”, explicou. A previsão para Vitória da Conquista nesta quinta-feira e sexta (3) é de tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Fonte: Voz da Bahia 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook