Cab. do Paraguaçu: comportas da Barragem Pedra do Cavalo fechadas causam prejuízos à população

Foto: Reprodução
Preocupados com a inundação causada pelo fechamento das comportas da barragem de Pedra do Cavalo, devido as fortes chuvas que caem na região, moradores do município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, cobram ações urgentes do gerente da Usina Hidrelétrica. 

Todas as cidades que margeiam a barragem estão sofrendo impactos com a decisão da gerência da Usina que tem o grupo Votorantim Energia como administradora. 

A usina já foi alvo de uma recomendação de interdição do Ministério Público Federal. O documento foi enviado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) em 21 de junho de 2016. Na época, o MPF-BA ressaltou que o empreendimento funcionava com licença de operação vencida desde 2009 e está localizada em uma área de proteção ambiental onde provoca a morte dos peixes no rio. 

Com a inundação do lago da barragem comerciantes de Cabaceiras afirmam ter tido prejuízos incalculáveis com perda de barracas do comércio local. Além disso, agricultores reclamaram de estarem perdendo área de plantio; pescadores afirmam ter prejuízos com o desaparecimento de tanques e o sumiço de várias espécies de peixes. 

Em março desse ano, em nota, a Votorantim cancelou a operação que abriria as comportas. Procurada pelo site Recôncavo Online, a assessoria não retornou as mensagens até o fechamento dessa matéria.

Assista:
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال