Analytics

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Universidades Estaduais da Bahia divulgam nota contrária à manutenção do Enem em novembro

Imagem: Divulgação 
Neste segunda, 11, o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais Baianas divulgou uma nota manifestando posição contrária à manutenção do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

As provas do Enem estão marcadas para os dias 1 e 8 de novembro, mesmo diante desse cenário em que se avança a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. As inscrições para o Exame, por sua vez, já estão abertas e seguem até o dia 22 de maio. 

Segundo o Fórum de Reitores, com a suspensão das atividades presenciais, uma das principais medidas de prevenção à doença, “as ações de ensino se encontram hoje dependentes de iniciativas passíveis de ser efetivadas nos ambientes privados e domésticos dos estudantes. Nestas condições, as disparidades e desigualdades sociais impactam decisivamente na efetividade e qualidade das ações de ensino”. Assim, o Fórum afirma que não concorda “com o posicionamento que vem sendo adotado pelas autoridades competentes do Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no sentido de manutenção do cronograma tradicional de realização do Enem 2020”. Para os reitores, ao se manter tal entendimento entre as autoridades educacionais brasileiras, ocorre um ataque aos princípios e fins da educação, “que focam justamente na dimensão humana, cidadã, social e solidária das ações pedagógicas e não a sua redução a uma perspectiva operacional e individual que sugere que os resultados observados em provas como o Enem são apenas expressão de capacidades e aptidões individuais, quando, na realidade, ressaltam o resultado de uma lógica social prévia, que é injusta, desigual, falsamente meritocrática e essencialmente antidemocrática”. 

A nota do Fórum de Reitores na íntegra pode ser conferida aqui.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook