Adolescente é trancado em banheiro de Fundação após contrair Covid-19: “Me deram uma Bíblia”

Foto: Reprodução 
Um adolescente de 15 anos passou uma semana trancado em um banheiro desativado e com condições precárias da Fundação Casa da cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, após testar positivo para o novo coronavírus.

Conforme a colunista do jornal Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, o menor foi apreendido em 2 de junho por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Ao ser apreendido, ele realizou teste para Covid-19 e foi transferido para a Fundação já com sintomas de febre, dor de cabeça e garganta. No dia 8, o diagnóstico positivo foi divulgado e ele ficou trancado no banheiro.

Segundo ele, só tinha disponível um colchão e um vaso sanitário, e era proibido de sair para tomar sol. “Eles me deram uma bíblia pra ler e um quebra-cabeça lá. Eu montei aquele quebra-cabeça umas 50 vezes. Li o Salmo 23, o Salmo 91. O resto do tempo eu passava chorando”, contou. O menor mora com a mãe e o padrasto, ela é emprega doméstica e ele é pedreiro.

Em nota, a Fundação afirmou que o caso será investigado pela Corregedoria Geral. “É certo que a administração da Fundação recebeu a notícia de que esse jovem foi mantido em alojamento provisório, em condições que não seriam adequadas, razão pela qual foi deliberada a imediata instauração de expediente pela Corregedoria Geral da instituição, sendo solicitadas desde logo informações ao diretor da unidade.

A Fundação CASA se mantém atenta e prima pela transparência e pelo aperfeiçoamento dos procedimentos adotados diante da pandemia e apurará com rigor eventuais falhas. A Instituição informa também que, logo após a decretação da pandemia, foi instalado o Comitê de Gerenciamento de Crise, que tomou decisões e implementou medidas visando preservar a vida dos adolescentes em atendimento e dos servidores, assim como manter um ambiente de trabalho seguro”, diz um trecho da nota.

Fonte: Varela
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال