Pacientes curados do Covid-19 em S. A. de Jesus relatam diferentes reações da doença

Foto: Reprodução 
Um paciente alegou não ter sentido nenhum sintoma, já outro teve sintomas por mais dias prolongando o período de isolamento. Dois pacientes já curados do Covid-19 relataram, por meio de entrevista a Andaiá FM nesta quarta-feira (10), detalhes de suas recuperações.

O médico Dr. Antonio Carlos que foi infectado após contato com paciente de Covid-19 que faleceu após um período internado em UTI, disse que não teve nenhum sintoma da doença. Segundo ele, para dar fim as especulações, explicou que deu atendimento a uma parente que se sentia mal e estava desmaiando, os sintomas evoluíram negativamente e então foi levada para o hospital, “apesar de estar com máscara e EPI, imaginei que naquele momento eu poderia ter sido contaminado.

Toda a equipe da UTI foi extremamente cuidadosa, mas infelizmente essa paciente veio a óbito”, disse. Dr. Antonio disse que ele e sua família não apresentaram nenhuma sintomatologia naquele primeiro momento, mas no dia seguinte ao contato com a paciente fizeram o teste rápido. “Dois dias depois minha esposa teve a diminuição do olfato e paladar e febre, minha cunhada teve calafrios, mas nada grave.

Todos os exames foram positivos para covid”, falou. Assim que saiu o resultado dos exames, o médico se afastou do hospital onde trabalha e tomou todas as medidas iniciais. Segundo ele, não sentiu nada durante todo o período, ele e os familiares ficaram bem, assintomáticos e receberam alta, porém prefere continuar em quarentena. “Não senti nada em absoluto, não tive febre, dor de cabeça e nenhuma mudança no paladar”.

Outra paciente chamada Jamile França, funcionaria do Hospital Luiz Argolo, que já havia narrado ao Voz da Bahia sobre a contração do vírus, alegou que estava há 20 dias com o Covid-19, ao mesmo tempo que contraiu dengue. Ela fez o teste no HRSAJ e teve o resultado em 6 dias depois, Jamile disse que sentiu calafrios, teve febre alta, fraqueza, vômitos e perda de olfato e paladar com 12 dias de infecção.

No 8º dia de quarentena ela apresentou melhora, até postou um vídeo dançando com a filha, estava aparentemente bem, porém sua imunidade baixou e com isso os sintomas voltaram, no 15º e no 19º dia realizou novamente os exames aos quais testou positivo para covid. “Eu estava cheia de energia, procurando fazer tudo certinho para minha família não se contaminar, e levando a doença de forma positiva, onde eu acreditava que no 14º dia eu estaria bem.

Com 19 dias tive que ficar novamente em isolamento porque o vírus ainda estava ativo, apresentei dor no tórax e desconforto respiratório, não foi constatado pneumonia ou inflamação nasal. Tomei antibióticos e tive uma melhora, e hoje tive a noticia de poder sair do isolamento já que tenho 72 horas sem sintomas”, disse. Jamile disse que foi uma grande felicidade poder abraçar sua filha depois de 24 dias de isolamento.

 Ela observa que as pessoas devem estar atentas a sintomas para isolamento imediato mesmo sem a certeza de estar contaminado, “assim que tive a febre, já me isolei, eu não sabia que estava com covid, mas suspeitava somente de dengue. Procura o médico, faz o exame e aguarda o resultado em isolamento”, pediu. Dr. Antonio Carlos acompanhou o caso de Jamile por Whatsapp, assim como tem feito com outros casos da cidade, e disse que este foi atípico já que a paciente teve também infecção por dengue, resultando na diminuição da imunidade, “ela estava preocupada devido a baixa imunidade, mas pode acontecer em vários pacientes, o importante é que clinicamente ela já está curada.

O mesmo aconteceu comigo, na última sexta fiz o exame e tecnicamente estou curado, mas quero ficar cumprindo a quarentena mais um pouco”, explicou. Carlos ressalta que, alguns estudos mostram que pacientes que contraíram o covid-19 ficam imunes em media de 1 há 2 anos, mas mesmo assim devem usar proteção para não levar a contaminação de outras pessoas.

Fonte: Voz da Bahia 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال