Articulação de Mulheres do Quilombo do Engenho da Ponte promove a 8º Edição do evento Julho das Pretas online

Imagem: Divulgação
Por Leilane Fernandes
Começa no dia 30 o IV Encontro de Mulheres Negras do Quilombo Engenho da Ponte, promovido pela Articulação de Mulheres do Quilombo do Engenho da Ponte, o evento faz parte da programação do 8º Julho das Pretas. Dessa vez, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado online, preservando as medidas de distanciamento social, mas não deixando de lado as discussões políticas com relação às mulheres pretas e quilombolas.

As lives serão realizadas em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), o Centro Público de Economia Solidária (CESOL), a Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra (CEDITER) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

No dia 30, às 10 horas, no canal da UNILAB, o tema da discussão será “Mulheres Quilombolas e a Pandemia de Covid-19” com Maria Abade, representante do quilombo de Engenho da Ponte; Marleide Nascimento, quilombola do estado do Ceará. A mediação será de Zelinda Barros.

Também no dia 30, às 17 horas, no canal do YouTube da UFRBTV o tema será “Os desafios e cuidados à saúde psicológica das mulheres negras e quilombolas antes/durante/pós-pandemia: Destaque para a Medicina Tradicional” com as convidadas Jeane Tavares, Altamira Simões e Renata Lopes, e terá mediação de Naiara Leite.

No dia 31, às 17 horas, também no canal do YouTube da UFRBTV, a última discussão será “Fé, Memória e Ancestralidade: Referências Identitárias nas vivências das Mulheres Negras” com as convidadas Maria Abade,Marli Sousa Fagundes, Lindinalva de Paula, Ligia Margarida, Ana Placidino, Dyane Brito e Rosana Viera, a mediação será Dina Lopes.

O Julho das Pretas é o mês dedicado ao fortalecimento das organizações de mulheres negras, principalmente no nordeste. Foi criado em 2013 pelo Instituto Odara em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha comemorado no dia 25 de julho.

Mais informações:

https://www.facebook.com/Articula%C3%A7%C3%A3o-de-mulher-no-Quilombo-Engenho-da-Ponte-407915776312436
https://www.instagram.com/quil.omb/
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال