Mais de 75% da Bahia tem escassez de chuva; é a menor área de seca desde 2015

Foto: Reprodução 
A Bahia registrou, em junho de 2020, seca em 75,78% do seu território, segundo dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O número registrado é um pouco menor que o de maio, quando 80,97% da Bahia enfrentava a seca.

É o menor percentual no estado desde agosto de 2015, quando 61,7% de sua área sofria com a escassez de chuva. O estudo da ANA também avalia a intensidade do problema. A severidade da falta de chuvas também diminuiu com o recuo da área com seca moderada, que caiu de 31,01% para 17,94% entre maio e junho.

A seca grave e a seca fraca estão presentes em 3,71% e 54,13% do estado, respectivamente. Os acumulados de chuvas em junho na Bahia variaram entre valores abaixo de 10 mm, na porção centro-oeste, e valores em torno de 250 mm no litoral.

Tal condição, somada à uma melhora nos indicadores de curto e longo prazo, favoreceu a uma redução da intensidade da seca – de moderada para fraca – em grande parte do centro-sul do estado. Também houve uma pequena expansão da área sem seca em parte do setor nordeste e, ainda, no extremo sul. No extremo norte, na divisa com o Piauí, ainda prevalece o núcleo de seca grave. Os impactos em todo o território baiano são de longo prazo.

Fonte: Bahia Notícia 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال