Mulheres têm resposta imune mais eficiente ao coronavírus do que os homens, sugere estudo liderado por brasileiros

Foto: Reprodução 
Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (26) na revista científica “Nature”, uma das mais importantes do mundo, sugere que as mulheres têm uma resposta imune mais eficiente ao novo coronavírus (Sars-CoV-2) do que os homens.

O estudo é liderado por pesquisadores de vários países, inclusive brasileiros, na Universidade de Yale. Os cientistas analisaram 98 pacientes (47 homens e 51 mulheres) e concluíram que as mulheres desenvolveram uma resposta mais eficiente das células T, um tipo de célula de defesa do corpo, do que os homens, o que contribuiu para que desenvolvessem menos casos graves.

Além disso, elas tiveram menos respostas inflamatórias à doença do que os homens. A resposta inflamatória à Covid-19 é uma reação “exagerada” do sistema imune, que causa a chamada “tempestade de citocinas” no corpo e pode levar à morte. cEm um estudo anterior, o grupo de pesquisa da brasileira em Yale mostrou que essa reação exagerada no início da doença pode prever se a pessoa terá complicações pela infecção.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال