OMS acredita que vacinação contra covid-19 não chegará a toda a população antes de 2022

Foto: Reprodução 
A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, alertou hoje (9) que não espera que vacinas contra a covid-19 estejam disponíveis para a população em geral antes de 2022, embora os grupos de risco possam ser imunizados em meados de 2021.

Durante sessão de perguntas e respostas na internet, a especialista frisou que “há um longo processo de avaliação, licenciamento, fabricação e distribuição”. Segundo Soumya, a OMS trata a primeira chegada de vacinas a vários países em meados do próximo ano como o cenário mais otimista.

Nessa situação, deverá ser dada prioridade aos grupos de maior risco, já que então ainda não terão sido produzidas doses para toda a população. “É a primeira vez na história que precisamos de bilhões de doses de uma vacina”, disse a cientista-chefe da entidade.

Os grupos prioritários, segundo a cientista indiana, são profissionais de saúde, idosos e pessoas com outras doenças. A cobertura de toda a população será “um processo que levará alguns anos”. Ainda de acordo com Soumya, as pessoas devem continuar respeitando os protocolos sanitários e de higiene, como o distanciamento social, a utilização de máscaras e a higienização das mãos.

Fonte: Metro 1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال