Analytics

menu

Image Map

gov ba

Alta Vista

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Um mês depois, Bolsonaro reconhece vitória de Biden nos EUA

Foto: Reprodução
Apesar do forte apoio à reeleição de Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais nesta terça-feira, 15, para parabenizar o democrata Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. 

A decisão acontece mais de um mês após a mídia projetar o resultado e um dia após o Colégio Eleitoral formalizá-lo.Em publicação seguinte, Bolsonaro disse estar pronto para trabalhar com o novo governo e “dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA”, para “benefício dos nossos povos”.

Em entrevista à Band, também nesta terça-feira, o presidente disse ter pedido ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para fazer a comunicação oficial do reconhecimento do governo brasileiro à vitória do democrata.

“Alguns minutos antes de entrar no ar eu já dei um ‘start’ para o nosso ministro Ernesto Araújo, para ele fazer essa comunicação nossa, nas redes oficiais do governo. Depois, nas minhas redes particulares”, afirmou. Durante a entrevista, ele também citou o reconhecimento oficial pelo Colégio Eleitoral na segunda-feira. 

“Eu espero que tudo dê certo com o Biden, agora, já que os delegados reconheceram lá que ele realmente foi eleito. Não vamos discutir mais a questão se houve ou não uma eleição tranquila”, afirmou. “Esperei o reconhecimento e nós aqui já fizemos o comunicado, agora há pouco, ao presidente Joe Biden”. Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, seu filho, chegara a citar publicamente supostas fraudes nas eleições americanas, apoiando falsas alegações de Trump, derrotadas inclusive na Suprema Corte.

Em outro episódio, em meados de novembro, em meio às falas de Biden de que o Brasil pode sofrer consequências econômicas caso não atue de forma mais firme para combater as queimadas e o desmatamento na Amazônia, Bolsonaro afirmou que “apenas pela diplomacia” não é possível chegar a um consenso. “Depois que acaba a saliva, tem que ter pólvora. Não precisa nem usar a pólvora, mas tem que saber que tem”, disse na ocasião.


Fonte: Veja online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook