Opinião: Bolsonaro pode repetir em 2022 a vergonhosa ação de Trump e seus seguidores contra a democracia

Foto: Veja
Por Rubem Júnior*
O fato lamentável ocorrido nesta quarta-feira (06/01), no Capitólio (sede do Congresso dos EUA), onde apoiadores armados incitados pelo próprio Donald Trump, por não aceitar a derrota nas urnas para Joe Biden, fizeram atos de violência e em confronto com a polícia, várias pessoas foram presas, 4 morreram e 14 policiais ficaram feridos.

Vindo aqui para o Brasil, após várias autoridades do mundo repudiarem os protestos violentos nos EUA, o Presidente Jair Bolsonaro até a manhã desta quinta (07), não tinha se pronunciado a respeito do atentado a democracia americana.

Analisando alguns fatos, podemos afirmar que Bolsonaro pode agir da mesma forma que Trump caso perca a eleição em 2022. 

Você deve está se perguntando: por que estou afirmando essa possibilidade?

Respondo: desde o início do seu governo, Jair Bolsonaro quer a todo custo liberar o acesso as armas para população alegando uma suposta "liberdade pra o povo" fazer sua própria segurança.

Continuo: o presidente há algum tempo vem levantando suspeitas sobre o processo eleitoral brasileiro, principalmente com as urnas eletrônicas (urnas estas que elegeram ele e seus filhos nas eleições que concorreram até hoje) - Donald Trump agiu da mesma forma descredibilizando o complexo processo eleitoral estadunidense.

Somente com estas pequenas e visíveis constatações podemos dizer que a eleição de 2022 pode ser um 2° capítulo da vergonhosa ação de Trump e seus cegos seguidores. Portanto, para finalizar, as instituições do Brasil devem ficar bem atentas para o que pode acontecer com a jovem democracia brasileira.

*Rubem Júnior é radiojornalista, diretor do site www.diariodanoticia.com

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال