Dia mundial sem carne é incentivo para semana de conscientização sobre alimentação saudável

Foto: Divulgação

Entendendo que uma das razões para não se adotar uma alimentação saudável é a falta de informação e os mitos criados a respeito da substituição dos nutrientes necessários, a semana de conscientização aconteceu para tentar trazer informações corretas e atualizadas sobre a prática do vegetarianismo e suas extensões.

Promovida pela Faculdade Adventista da Bahia através do curso de nutrição, em parceria com a Educação Adventista dos estados Bahia e Sergipe, a semana envolveu dicas de como se manter saudável, live no instagram sobre receitas vegetarianas e uma live-debate no youtube com profissionais da área sobre o vegetarianismo.

Contexto

Dia 20 de março é celebrado o dia mundial sem carne e o movimento em prol da alimentação saudável têm crescido cada vez mais. A data surgiu nos Estados Unidos, por iniciativa das comunidades vegana e vegetariana, que realizam ações de conscientização sobre os efeitos e impactos do consumo de carne e dos benefícios de uma alimentação baseada em frutas, verduras, grãos e legumes.

De acordo com a Ong FARM, apenas um dia sem consumo de proteína animal gera 14kg a menos de CO2 na atmosfera, 24m2 de terras são poupadas, 7 kg de grãos deixam de virar ração e 3400 litros de água são poupados.

Semana da saúde

Foram convidados para participar da semana, os nutricionistas Jeandson Moraes, coordenador do curso de nutrição da Fadba, Tchana Oliveira, professora do curso de nutrição da Fadba, Maria Miranda, coordenadora do curso de nutrição da Universidad Peruana Unión (UPeU), doutor Sócrates Quispe, diretor associado do Departamento de Educação Igreja Adventista para América do Sul e a professora Valane Araújo.

Em uma live realizada na página do instagram da Fadba, a professora Valane Araújo que possui um canal no youtube com receitas vegetarianas e um curso sobre o tema, trouxe informações sobre a importância de conhecer os alimentos e utilizar o que se tem em casa para transformar ingredientes simples em pratos ricos e saborosos, garantindo os nutrientes diários que o corpo humano necessita.

Você pode conferir a live na íntegra aqui e acompanhar o canal com sugestões de receitas aqui.

Educação Adventista

A preocupação de inserir o assunto no calendário das escolas da Rede Adventista na Bahia e em Sergipe foi apresentar para os pais os benefícios de adotar uma alimentação saudável e como ela influencia o contexto familiar e mostrar que é possível começar uma reforma com os produtos encontrados em casa.

Doutor Sócrates Quispe explicou no evento online o que se está fazendo como Educação Adventista, que é cumprir uma missão. Sendo parte da Igreja Adventista do Sétimo, que tem uma filosofia baseada e fundamentada na Bíblia e considerando a Palavra de Deus é indicado qual deve ser o enfoque em termos de alimentação saudável.

Dando exemplos de onde encontrar as referências ao assunto, foram citados os capítulos 1 e 3 do livro de Genesis, que apresentam recomendações sobre a alimentação saudável estabelecida na criação, baseada em ervas com sementes, árvores com frutos e sementes e em seguida as verduras.

A escritora norte americana Ellen G. White, no livro Conselhos sobre regime alimentar, acrescenta que os cereais, frutas nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido pelo Criador e que esses alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível são mais saudáveis, nutritivos e proporcionam força, vigor e resistência de que precisamos.

“Temos os programas de nutrição para que a alimentação saudável seja promovida entre as instituições adventistas, assim como a parceria com a Superbom, que fornece alimentos saudáveis e opções para substituir alimentos de origem animal. A educação adventista trabalha em diferentes níveis de formação e de implementação naquilo que crê nas escolas, colégios e internatos”, completa Sócrates.

Os participantes puderam tirar dúvidas sobre como adotar hábitos mais saudáveis através da alimentação e como isso influencia no desenvolvimento mental, físico e é refletido nas relações pessoais e profissionais, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando a disposição, bem como conhecer as combinações e saber como se portar em eventos sociais.

Você pode assistir a live na íntegra, clicando neste link.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال