Moradores da BA relatam luminosidade no céu seguida de barulho e pesquisadores suspeitam de meteoro

Foto: Reprodução
Moradores da Bahia relataram ter visto uma luminosidade no céu seguida de um barulho, na manhã desta segunda-feira (17), e pesquisadores suspeitam que a causa tenha sido a passagem de um meteoro. Ao menos em duas cidades o fenômeno foi visto: Brotas de Macaúbas [Chapada Diamantina] e Oliveira dos Brejinhos [nordeste do estado]. 

De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, uma imagem de satélite registrou um flash (ponto azul) no centro do mapa. “Provavelmente foi o flash gerado pelo bólido [espécie de meteoro]. A imagem, juntamente com os relatos, nos levam a crer que se trata realmente de um bólido”, explicou Marcelo Zurita.

Ainda segundo Marcelo Zurita, relatos de casos como este podem ser realizados através de um formulário no site da a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

Segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora e divulga toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real, tudo indica que foi um objeto espacial. 

“Estamos verificando nos nossos dados para saber se registramos o eventual impacto”, informou o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento. Nas redes sociais, muitas pessoas relataram ter escutado o barulho no céu. “Sou de Cocal, Brotas de Macaúbas. Eu e meu esposo também escutamos esse estrondo”, disse uma moradora da região onde foi vista a luminosidade. “Eu ouvi aqui do povoado de Juazeiro, município de Oliveira dos Brejinhos. Achei que fosse alguma explosão em algum garimpo”, relatou outra moradora.



Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال