PRF na Bahia registra aumento de 52% nas apreensões de maconha

Foto: Reprodução
Somente nos primeiros seis meses do ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia foi responsável pela apreensão de 5,7 toneladas de drogas. Os números apresentados entre janeiro e junho registram um aumento de 52% no volume de maconha apreendido (5,3 toneladas), quando comparado ao mesmo período de 2020 (3,5 toneladas). 

A retirada de circulação desse tipo de droga representa um impacto financeiro de R$ 5,3 milhões de prejuízo para as organizações criminosas. Já de cocaína foram 302 quilos apreendidos. Em sua grande maioria, pasta base ou cloridrato de cocaína, que, em razão do grau de pureza, tem um valor mais alto no varejo e o quilo chega a custar até R$ 150 mil, segundo a PRF. 

A pasta base de cocaína pode também ser convertida em pó o que faz triplicar o lucro dos traficantes. Ainda conforme a PRF na Bahia, as apreensões de anfetaminas alcançaram 2.913 unidades. Os dados apontam um acréscimo de 288% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram apreendidos 751 comprimidos.

Essas substâncias conhecidas por ‘rebite’ são utilizadas pelos motoristas para diminuir o sono e dirigir por mais tempo na estrada, conduta perigosa que pode ocasionar acidentes graves, por isso, a PRF informa que estará sempre coibindo com muito rigor tal prática. Destaque também para a apreensão de 2.440 comprimidos de ecstasy. 

Nos últimos anos, houve um crescimento no comércio dessas ‘pílulas’ que produz alterações no sistema nervoso central e são geralmente usados em festas frequentadas por jovens, provocando euforia e alucinações. Se usado em altas doses, pode provocar convulsões e até parada cardiorrespiratória. 

Ainda foram apreendidos 111 quilos de crack; 4,2 quilos de haxixe, que é uma droga produzida a partir da resina da cannabis sativa (a planta da maconha) e tem um valor bem mais elevado; bem como a apreensão de 4,5 quilos de skunk, conhecida como a “supermaconha” que é uma droga produzida em laboratório feita através de vários cruzamentos de tipos de maconha e seus efeitos podem ser cerca de sete vezes mais fortes do que os da maconha comum. Nesses seis meses de 2021, foram registradas pela PRF BA 62 ocorrências relacionadas a crime de tráfico de drogas e 81 pessoas foram presas.



Fonte: Metro 1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال