Fiação pega fogo em poste em Salvador, e moradores registram explosões

Foto: Reprodução
Uma fiação pegou fogo em um poste, na Rua Régia Barreto, em Sussuarana, na manhã desta quarta-feira (24). Moradores registraram imagens no momento do incêndio e é possível ouvir várias explosões. Não há registro de feridos. 

As chamas tiveram início no alto do poste, em frente à janela de uma casa. Com o incêndio, alguns fios se partiram e caíram próximos a alguns carros estacionados na rua. De acordo com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), o incêndio teve início em fios da rede de internet e atingiu a fiação da rede elétrica. As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros e a Coelba informou que técnicos estão no local para iniciar a recomposição da fiação.

O gerente de operações da empresa, José Carlos Porpino, disse que em grande parte dos incêndios do tipo são provocados pela ocupação irregular dos postes. Segundo ele, os provedores irregulares utilizam materiais incorretos e propiciam os acidentes. 

“Principalmente na pandemia, com a necessidade dos serviços de internet, aconteceu uma expansão muito grande de provedores irregulares. E eles utilizam os postes com materiais despadronizados que têm provocado esses incidentes”, comentou. Porpino acrescentou que, quando há incêndio em postes, geralmente ocorre na fiação de internet. As chamas alcançam a fiação elétrica e ocorre o prejuízo à rede. “Essas instalações não têm contato com a rede elétrica. Quando as pessoas veem que está pegando fogo no poste, é a fiação irregular do serviço de internet. Não é originária da rede elétrica. Com a proporção do incêndio, toca na rede elétrica e provoca algum dano.”, disse o gerente da Coelba. 

O gerente da Coelba informou que a empresa fiscaliza ocupações irregulares em postes e somente este ano foram retiradas quase 50 toneladas de cabos de rede de internet em todo a Bahia. “Temos um trabalho permanente de fiscalização. Esse serviço é feito por equipes que ficam espalhadas pela cidade, que são acionadas por reclamações, por eventos na rede e inspeção na posteaçao. 

Uma vez identificando a fiação irregular, efetuamos a retirada. Somente este ano, foram quase 47 toneladas de cabos retirados”. Com o incêndio, o fornecimento de energia elétrica na Rua Régia Barreto, onde houve o incêndio, está temporariamente suspenso, enquanto a empresa repara a fiação.




Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال