Chuvas geram perdas de vacinas e remédios em ao menos 17 cidades da Bahia

Imagem: Reprodução
Não são apenas a pandemia de covid-19 e o surto de gripe H3N2 que têm afetado a Bahia. As chuvas mais fortes dos últimos 32 anos também têm gerado problemas em secretarias de Saúde de diversos municípios. 

De acordo com o levantamento do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-Ba) e com declarações do governador Rui Costa (PT), pelo menos 17 cidades tiveram perdas de vacinas, remédios, equipamentos ou insumos hospitalares por causa das enchentes (confira a lista completa desses municípios abaixo).

Houve cidades que perderam todas as doses de vacinas ou medicamentos presentes nas unidades de saúde alagadas. Esse é o caso de Jucuruçu e Itororó, municípios localizados no sul da Bahia, conforme apontado pelo governador, nesta terça-feira (28), em entrevista a rádios do estado. “Em alguns locais, 100% de todo o medicamento e de todas as vacinas foram perdidas, porque algumas secretarias municipais de saúde e os depósitos de medicamentos ficaram embaixo d’água completamente”, disse.

Segundo o governador, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está acompanhando a situação. Uma das cidades citadas pelo governador, Itororó, aguarda justamente do Estado a reposição de material. “Já pedimos a medicação à Sesab. Organizamos uma central que está dando suporte à comunidade com médico e enfermeiro, mas precisamos dos remédios e aguardamos a secretaria estadual encaminhar”, relata Ana Paula Rios, secretária de Saúde da cidade. 

Em Itororó, todas as vacinas e medicamentos que estavam nas unidades de saúde afetadas pela chuva foram perdidos. Isso significa que ainda tem vacina e medicamento na cidade, mas somente nas unidades que não foram impactadas, o que é pouco para atender a demanda do município. 

A vacinação continua nas unidades que estão funcionando, mas acreditamos que as doses que sobraram não duram uma semana”, diz Ana Paula. No total, foram seis unidades de saúde de Itororó atingidas pelas enchentes, sendo duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o centro Covid, a sede administrativa da secretaria, o almoxarifado e a central de regulação e exames. A expectativa é que sejam necessários R$ 2 milhões para reestruturar esses espaços. 

“Algumas coisas tivemos perda total. Perdemos todos os computadores e a parte informatizada da saúde. Tem uma unidade que estava novinha e todos os equipamentos foram quebrados”, lamenta. O governador Rui Costa visitou Itororó nessa segunda-feira (27) e viu de perto as perdas. “O térreo da prefeitura, dois pavimentos, ficou completamente alagado, perdeu tudo que estava na área térrea, inclusive um posto de saúde perdeu todas as vacinas. 

Nesse momento [temos que repor] o mais rápido possível esses medicamentos, vacinas e material para a atenção médica”, disse.

Lista das cidades que sinalizaram perdas de medicamentos, vacina ou insumos: 

Itororó 
Jucuruçu 
Amargosa 
Jiquiriçá 
Laje
Aratuípe
Coaraci
Itacaré
Ilhéus 
Itabuna
Canavieiras
Pau Brasil 
Ipiaú 
Jequié 
Jaguaquara 
Valença 
Vitória da Conquista

Fonte: Correio 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال