Natal promete ser chuvoso na Bahia

Foto: Reprodução 
O feriado de Natal na Bahia será marcado por um significativo aumento no volume de chuvas. Até domingo, 26, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais está em contato permanente com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, para que as ações de preparação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil possam ser adotadas com antecedência. 

A situação é particularmente preocupante porque as intensas chuvas das últimas semanas no sul da Bahia, particularmente, causaram o encharcamento do solo e danos a infraestruturas da região, incluindo estradas, pontes e residências, elevando o risco de ocorrência de novos deslizamentos de terra e inundações. Na capital baiana, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 74 solicitações até às 17h desta quinta-feira (23).

Foram cinco alagamentos de imóveis, quatro ameaças de desabamento, dois deslizamentos de terra, uma árvore ameaçando cair, dois imóveis alagados, um desabamento parcial, quatro deslizamentos de terra, três infiltrações e 52 orientações técnicas. A previsão para esta sexta-feira (24/12) é que a passagem de uma frente fria, somada à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), ocasionarão eventos de chuvas significativas, acompanhadas por trovoadas. 

Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Os maiores acumulados de chuvas em 24h (dados atualizados às 16h55) foram registrados no Mirante de Periperi (50,4mm), Sete de Abril – Bosque Real (48,6mm), Periperi (45,2mm), São Marcos – Baixa de Santa Rita (43,2mm) e Castelo Branco (42,6mm).

Fonte: Correios
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال