Em ano de Copa de Mundo, futebol perde espaço como símbolo de identidade nacional

Foto: ARSEN GALSTYAN / AFP
Em ano de Copa do Mundo e eleições, o futebol vai disputar a atenção da população com vários temas relevantes para o brasileiro, que não coloca o esporte entre os símbolos mais significativos do país.

Essas são algumas das conclusões da 9ª edição do OBSERVATÓRIO FEBRABAN -- Pesquisa FEBRABAN-IPESPE, que buscou investigar as percepções e expectativas para 2022 e os 200 anos da Independência política brasileira. O levantamento foi realizado entre os dias 19 a 27 de novembro, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do país.

No Nordeste, quando perguntados sobre qual o melhor símbolo para traduzir o Brasil, 59% dos entrevistados disseram que a natureza é a definição mais precisa do país. Em seguida, os símbolos escolhidos foram o povo (28%) e a dimensão continental do território (17%). O futebol aparece em quarto lugar, citado por 14% dos entrevistados.

As eleições foram apontadas por 45% dos entrevistados como um dos temas que mais irão mobilizar a população no ano que vem, seguidas de questões econômicas a exemplo de desemprego e inflação, apontadas por 36% das pessoas. Problemas sociais, como fome, pobreza e desigualdade, foram mencionados por 33% do total. Apenas 27% dos ouvidos pela pesquisa consideram que a Copa do Mundo será o tema que mais vai movimentar 2022.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال