Embasa rebate ranking do Procon-BA que coloca estatal liderando reclamações

Foto: Divulgação
Após a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-BA) divulgar que as empresas de telefone, água e esgoto, escolas e cartão de crédito registraram o maior número de reclamações feitas pelos consumidores no ano de 2021, na última quarta-feira (16), a Embasa se manifestou. 

Em nota, a estatal informou que "o ranking do Procon utiliza números absolutos, não fazendo a relação entre números de reclamações e quantidade de clientes de cada empresa. São mais de 4,7 milhões de domicílios atendidos com o serviço de abastecimento de água na Bahia, dos quais 2 milhões também são atendidos com esgotamento sanitário, dois serviços que estão constantemente presentes no dia a dia da população". 

Ainda segundo a Embasa, a empresa "vem reduzindo ano a ano o número de reclamações no Procon". Segundo os dados informados pela Embasa, foram 739 em 2017, 573 em 2018, 478 em 2019, 261 em 2020 e 148 em 2021, que representam apenas 0,013% das 1.163.694 ligações de água existentes somente em Salvador.

Na nota, a estatal também aponta para a existência de uma equipe de atendimento exclusiva para as demandas do Procon para analisar previamente as reclamações, visando agilizar a resolução das reclamações. "De acordo com o Procon, das 148 reclamações de 2021, 52 foram atendidas e 96 não atendidas.

A Embasa esclarece que todas as demandas foram efetivamente analisadas e devolvidas ao Procon e aos usuários com todos os esclarecimentos. É importante ressaltar que o Procon, ao classificar uma reclamação como não atendida, considera apenas o Código de Defesa do Consumidor, enquanto que a Embasa, na análise das demandas, considera, também, a legislação do saneamento em vigor e Resoluções da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), nas quais constam direitos e deveres da prestadora dos serviços de água e esgoto e também dos usuários", finaliza a Embasa em seu comunicado.

Fonte: BN
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال