Estudo indica que destruição da Amazônia está perto de ponto de não retorno

Foto: Reprodução
Com a capacidade de recuperação em queda nos últimos 20 anos e estiagens, queimadas, além dos efeitos das mudanças climáticas, estão levando o bioma a perder resiliência, ameaçando espécies de plantas e animais, a Amazônia se aproxima de seu ponto de não retorno. O alerta é de um estudo do jornal Nature Climate Change, publicado na segunda-feira (7). 

Pesquisadores afirmam que o fenômeno está sendo observado nas últimas duas décadas e que, ao se aproximar do ponto de não retorno, a floresta não terá mais capacidade de se regenerar. Segundo o estudo, mais de três quartos da Amazônia já demonstram dificuldades em se recuperar de eventos como estiagens e queimadas para um estado mais saudável.

As regiões que recebem menos chuvas são as mais afetadas. Segundo os dados obtidos, a capacidade de resistência da Floresta Amazônica diminuiu, em particular, nas estiagens de 2005 e 2010, como parte de um declínio observado desde o início dos anos 2000 até 2016, quando os dados mais recentes foram coletados.

Para chegar às conclusões, foram observados dados de satélite que estimam a quantidade de biomassa – árvores e outras plantas e vegetações – em uma determinada área, assim como a quantidade de água nas árvores e vegetação verde. Esses são indicadores da saúde e da resistência da floresta. As estações mais secas na bacia amazônica se tornaram mais longas, e as estiagens, cada vez mais comuns e mais graves, com a intensificação das mudanças climáticas. 

Quanto mais áreas de floresta são desmatadas ou queimadas, menos resistente se torna a Amazônia. O bioma poderá atingir um ponto crucial de irreversibilidade, onde perderá parte significativa de sua cobertura de florestas e se tornará um ecossistema mais aberto, como o cerrado, ou ainda florestas menores e mais secas. Ainda, segundo o estudo, é essencial reduzir o desmatamento na Amazônia para evitar os impactos das mudanças climáticas, já que a floresta pode absorver uma enorme quantidade de dióxido de carbono.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال