Prefeitura de Cachoeira, em parceria com o Governo do Estado, inaugura o CRAM Elitânia de Souza da Hora

Foto: Divulgação
Na casa natal de Ana Nery, a Prefeitura de Cachoeira, em parceria com o Governo do Estado, realizou uma importante ação para a defesa das mulheres cachoeiranas e do Recôncavo: a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Elitânia de Souza da Hora, o primeiro CRAM do Brasil com atendimento especializado a mulheres negras.

O ato contou com a presença da Prefeita Eliana Gonzaga, da Secretária de Políticas para Mulheres do Estado, Julieta Palmeira, da Vice-prefeita Cristina Soares, da Secretária de Assistência Social, Denise Alem, dos vereadores Paulinho Leite e Angélica Sapucaia, da Presidente da Associação de Mulheres Quilombolas, Maria das Graças de Brito, dos familiares de Elitânia, secretários municipais, demais autoridades, instituições e sociedade civil. A abertura contou com a apresentação da Orquestra Feminina do Recôncavo Maria Felipa.

Agora, as mulheres cachoeiranas e da região poderão contar com atendimento especializado, formado por uma equipe de profissionais: advogada, assistente social, psicóloga, e equipe de apoio para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. 

O espaço conta com salas de atendimento e orientação jurídica, psicológico, assistência social, brinquedoteca para as crianças, tudo para colaborar para a superação das agressões, fortalecimento e empoderamento da mulher e resgate da sua cidadania e autoestima.

Além do espaço totalmente equipado, o CRAM conta também com um veículo 0Km para agilizar as diligências e dar suporte às mulheres que precisarem.

O CRAM leva o nome de Elitânia de Souza da Hora, jovem cachoeirana, estudante de Serviço Social e militante quilombola, vítima de feminicídio aos 25 anos em 2019 (saiba mais aqui). Em vida, Elitânia lutou pela garantia dos direitos do povo negro, quilombola, e em defesa da vida das mulheres. Sua luta não será esquecida.

Fonte: ASCOM PMC

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال