Artista cachoeirana, Camilla Souza, expõe na Câmara dos Deputados

A artista Camilla Souza expõe, na Câmara dos Deputados, 27 fotos digitais (coloridas e em preto e branco) de festas, ritos e celebrações populares nas cidades de Cachoeira, Santo Amaro e Muritiba. Há registros da Festa da Boa Morte, do Bembé do Mercado, Encontro das Águas e Nego Fugido de Acupe, entre outros ritos e celebrações entre o sagrado e o profano que, ao longo do tempo, seguem se reinventando, sem deixar, no entanto, de preservar sua rica identidade.

“Documentar o Recôncavo é, sobretudo, imergir num universo ancestral, que persiste e resiste cotidianamente; é preservar um patrimônio diverso em significado, e de uma singularidade ímpar, que se justifica em seu povo, principal detentor e mantenedor da sua significação” — declara Camilla Souza.

Nascida e criada em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, a artista se interessa, desde a infância, pelas tradições, manifestações e riquezas culturais de sua cidade natal. Em 2018, concluiu a graduação de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a realização do livro-reportagem "Histórias Anônimas – Vidas Cachoeiranas" como Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente, é mestranda em Comunicação também pela UFRB.

A fotógrafa tem expandido seu olhar para outras cidades do Recôncavo também, com o registro de manifestações culturais de Santo Amaro da Purificação, Saubara, São Félix, Maragogipe e Muritiba, ressaltando a riqueza e a pluralidade desse território identitário da Bahia.

Serviço:

Exposição "Umbigo do Recôncavo: Tradições culturais na Bahia", de Camilla Souza

Local: Espaço do Servidor - Anexo II – Câmara dos Deputados - Brasília/DF

Visitação: de 30 de maio a 23 de junho de 2022, das 9h às 17h

Entrada franca

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال