Possível volta da Poliomielite preocupa especialistas

Foto: Raphael Müller | Ag. A TARDE
A poliomielite, doença considerada erradicada no Brasil desde 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pode voltar a registrar casos no país, de acordo com texto publicado pela Fiocruz. A análise é do pesquisador Fernando Verani, epidemiologista da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e se baseia na baixa cobertura vacinal que, no ano de 2021, só chegou a 62%.

Na Bahia, a cobertura cai a cada ano e apenas 58% do público elegível foi imunizado em 2021. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa aguda causada pelo poliovírus selvagem que afeta principalmente crianças de até 5 anos. A vacina é oferecida nos postos de saúde durante todo o ano. 

A doença pode apresentar sintomas leves como os de um resfriado a problemas no sistema nervoso que podem provocar encurtamento dos membros, paralisia irreversível e morte. A preocupação dos especialistas é que com a cobertura vacinal muito abaixo dos 95% esperados. Segundo a Fiocruz, há falhas na vigilância do fluxo do vírus no país que podem dificultar a rápida descoberta de um caso da doença, o que por sua vez, impediria uma resposta ágil.

Segundo Adriana Dourado de Carvalho, sanitarista da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saudade da Bahia (Sesab), em 2019, a cobertura vacinal no estado era de 74%, em 2020 caiu para 69% e em 2021, para 58%. Na análise de Adriana muitos fatores contribuíram para esse momento, entre eles, a falta de análise e a subnotificação dos casos suspeitos. 

“O monitoramento em relação às amostras laboratoriais dos casos suspeitos também precisa ser feito. A gente precisa garantir a coleta de amostra de fezes dos casos suspeitos no prazo oportuno, mas às vezes se extrapola e acabamos tendo dificuldade para o diagnóstico. É uma fragilidade do sistema de vigilância”.

De acordo com Silvanete Brandão, presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), pelo menos 70% dos 5000 assistidos pela organização ficaram deficientes devido à poliomielite. “Os familiares estão negligenciando a vacinação de seus filhos. É absurdo essa situação hoje”, afirma ela que também teve paralisia infantil.

Fonte: A Tarde 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال