Salvador: Solo cede e deslizamento atinge casas em Jardim Cajazeiras

Foto: Defesa Civil de Salvador
O solo da Rua Juracy Trindade, no bairro de Jardim Cajazeiras, Salvador, cedeu na madrugada desta terça-feira (10). Quatro casas foram atingidas pelo barro e escombros formados pelo asfalto. Não há registro de feridos. Com o deslizamento, o muro e grades de uma das casas tombou em cima do imóvel.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve no local e fez a vistoria. Com a passagem interrompida, os moradores da residência não conseguiram sair imediatamente. Um desses moradores foi identificado pelo prenome Jeferson. Ele contou que dormia com os irmãos, quando ouviu o estrondo, por volta das 3h30. 

“Inicialmente eu havia imaginado que fosse um trovão, que tinha caído em cima de minha casa. No momento em que eu acordei, eu estava morrendo de medo, pois o estrondo foi algo surreal. Eu criei coragem para ver o que aconteceu e vi a lama descendo pela minha escada. Quando eu vi isso, eu imaginei: ‘o muro cedeu e bateu’. 

Eu consegui achar algumas brechas para sair e entender a situação. Depois disso eu tive a confirmação de que o muro caiu e bateu de frente com meu portão”. “A viga do muro bateu no meu portão e amassou todo, mas graças a Deus o portão absorveu todo o impacto, porque poderia ser algo mais prejudicial. Se não houvesse o muro, a viga ia bater na minha casa e ia desabar tudo”, descreveu o morador. 

O diretor-geral, Sosthenes Macêdo, informou que as equipes constataram o rompimento da via de acesso e que já contatou órgãos e secretarias que fazem parte do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil para retirada do material. O engenheiro Expedido Sacramento esteve no local e fez avaliações.

“De imediato, já solicitamos à Sedur que faça a demolição de algumas partes remanescentes que oferecem riscos para os próprios moradores e para os imóveis. Solicitamos à Limpurb para fazer a remoção dos entulhos e vamos, a depender, cadastrar as pessoas que sofreram danos às suas casas”. 

“A questão do desabamento da contenção atingiu principalmente as fachadas, só que teve um imóvel que teve a varanda com um estrago maior. Nós vamos encaminhar para a Seinfra, para que se faça um estudo de novo acesso para os moradores”. Além disso, lonas de proteção também deverão ser instaladas. No momento do deslizamento, chovia no bairro. Jeferson também auxiliou uma família vizinha que ficou presa em outro imóvel. 

“A casa deles é afastada do muro, mas metade foi tomada pela lama e eles não conseguiam sair pelo portão. Eles têm uma criança de um aninho, é um marido e a mulher. Eu e os vizinhos notamos que eles não estavam conseguindo sair, a gente acordou todo mundo e começou a tirar lama do portão dele, começamos a cavar, até ele poder sair da casa dele. Ele informou que a lama bateu na cintura, ele perdeu a maioria dos móveis da casa dele, mas graças a Deus está todo mundo bem aqui”.

Fonte:  G1
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال