Tonho do 'Arraiá do Quiabo' é entrevistado para construção de dossiê/inventário sobre o Licor de Cachoeira

O famoso Fabrico Arraiá do Quiabo funciona há quase 30 anos e produz cerca de 120 mil litros da bebida durante os festejos juninos. De acordo com Antônio Conceição, conhecido como Tonho do Quiabo – apelido recebido na adolescência devido ao seu biotipo físico “magro e alto”, são 70 funcionários, incluindo a esposa e o filho Ramon que é o responsável pela produção dos licores cremosos.

“Os primeiros sabores que começamos a produzir foram o de Jenipapo, Maracujá e Limão e hoje já são 24 sabores diferentes. Pouca coisa mudou da forma de produzir o Licor, do início até hoje. O único maquinário que adquirimos foi a despolpadeira que otimiza o trabalho. A maioria dos licores fica armazenado em dornas de vinhático, alguns de um ano para o outro, que certamente influencia no sabor final da bebida. O nosso carro chefe de venda continua sendo o de Jenipapo”, completou.

Leia também: Arraiá do Quiabo - Saborosos Licores: faça já sua encomenda!

“Eu acredito que com o Licor recebendo o registro de Patrimônio Imaterial ajudará aos Fabricos de Cachoeira atingirem novas fronteiras” destacou.

Leia também: Licor de Cachoeira é objeto de Pesquisa

Acompanharam a visitação, que faz parte do projeto de Construção de Dossiê/Inventário do Saber e Modo de Fazer do Licor de Cachoeira, o Coordenador de Museologia do Projeto - Jomar Lima, a Jornalista Liz Senna, além de toda a equipe de filmagem e produção.

Siga o Diário da Notícia no Facebook e Instagram

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال