Anvisa desobriga uso de máscara em aviões e aeroportos no Brasil

Foto: Will Recarey
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desobrigou, nesta quarta-feira (17), o uso de máscaras de proteção facial em aeroportos e aeronaves no Brasil. Agora, o uso da máscara se torna uma medida de proteção individual, ao invés de uma medida de saúde coletiva, como estava estabelecido desde dezembro de 2020.

A decisão foi tomada durante reunião pública ordinária da Diretoria Colegiada, que aprovou, por unanimidade, modificações da norma que trata das medidas a serem adotadas em aeroportos e aeronaves devido à covid-19. As medidas entram em vigor após a publicação no Diário Oficial da União (DOU). 

Estão mantidas as necessidades de disponibilização de alcool gel em aeroportos e aeronaves, assim como o desembarque por fileiras, os procedimentos de limpeza e desinfecção e dos sistemas de climatização. A Anvisa ressaltou que mantém a recomendação do uso de máscara como prevenção, especialmente para pessoas imunocomprometidas, idosos e gestantes.

A votação contou com a participação dos diretores Alex Machado Campos, Daniel Pereira, Rômison Rodrigues Mota, Meiruze Sousa Freitas e o diretor-presidente Antonio Barra Torres.

O diretor Alex Machado Campos afirmou que a decisão da agência considera o cenário epidemiológico da doença no Brasil e no mundo. “A máscara cumpriu um papel efetivo de salvar vidas, mas é preciso ter proporcionalidade. Medidas como essa tiveram ampla adesão da população, por mais inconvenientes que fossem e acredito que esse é um legado que a sociedade brasileira passou a estabelecer: o uso da máscara como um instrumento de defesa”, afirmou Campos. (Correio)

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال