Cachoeira: Prefeitura, SSP e representantes de terreiros reúnem-se após os frequentes ataques racistas e de intolerância religiosa

Processo de tombamento já vem sendo elaborado pela Prefeitura em articulação com os terreiros

Nesta terça-feira (23/08), a Prefeita Eliana Gonzaga, o Secretário de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo Morais, o vereador Paulinho Leite, representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado e representantes de terreiros do município participaram de uma reunião no Terreiro Icimimó sobre o monitoramento e avaliação da atuação das forças de segurança pública.

Representantes de diversos terreiros relataram frequentes ataques racistas, intolerância religiosa e desrespeito ao patrimônio e ao sagrado, com casos de grilagem de terras.

Entre os principais encaminhamentos, foram discutidos o tombamento como patrimônio cultural terreiros e as religiões de matriz africana e a criação de políticas públicas para salvaguarda e preservação os espaços sagrados, uma proposta apresentada pelo Terreiro Icimimó, representado pelo líder religioso Pai Duda . As medidas visam inibir práticas criminosas e reforçar a segurança das comunidades ancestrais.

A Prefeitura de Cachoeira mais uma vez reforçou o compromisso contra a intolerância religiosa e pela valorização da cultura e religiosidade ancestral e anunciou que o processo de tombamento dos terreiros já está em andamento, contando com a ampla colaboração de representantes.

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال