Após caso Roberto Jefferson, Lula aumenta vantagem sobre Bolsonaro, diz pesquisa

Fotos: Eduardo Anizelli/Folhapress e Alan Santos/PR
Pesquisa PoderData sobre a disputa para presidente mostra cenário de estabilidade ainda favorável ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que registra 53% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 47%.

O estudo foi realizado de 23 a 25 de outubro de 2022, com 5.000 entrevistas e margem de erro de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos. Há uma semana, Lula tinha 52% contra 48% de Bolsonaro quando se consideram só os votos válidos –desprezando brancos e nulos. A distância entre os finalistas foi de 4 para 6 pontos em uma semana.

Quando se considera o total de eleitores, Lula oscilou de 48% para 49%. Sem arredondar, o percentual dele seria de 48,7%. Bolsonaro manteve os 44% que tinha há uma semana. A diferença entre os 2 candidatos oscilou, portanto, de 4 para 5 ponto­­s nos votos totais. Os que falam em votar em branco ou nulo são 5%, taxa igual à da semana passada. Já os indecisos recuaram de 3% para 2%.

Na estratificação por região, Lula segue liderando no Nordeste, onde passou de 65% na última rodada para 68% na pesquisa atual. O petista tem 2 em cada 3 votos válidos na 2ª região com mais eleitores do país. Vem registrando percentuais semelhantes na região desde o 1º turno. No Sul, Bolsonaro vem pontuando consistentemente acima do petista na região. Hoje, tem 12 pontos de vantagem.

Nas outras regiões, o presidente está numericamente à frente de Lula em votos válidos no Sudeste (52% X 48%), no Norte (52% X 48%) e no Centro-Oeste (53% X 47%). São 3 situações de empate técnico, considerando-se a margem de erro específica de cada região.

Religião:

Esta rodada indica um cenário polarizado entre as duas maiores correntes religiosas no país. Lula vence por 59% X 41% dos votos válidos entre católicos; Bolsonaro, por 68% X 32% entre evangélicos. (Poder360)

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال