Vice de Romeu Zema em Minas Gerais declara voto em Lula no segundo turno

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
Paulo Brant (PSDB), atual vice-governador de Minas Gerais, anunciou apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (11). A manifestação contrapõe a do governador Romeu Zema (Novo), que está alinhado com o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Nas redes sociais, o tucano diz ter votado em Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, mas agora, entre o petista e o atual mandatário, prefere Lula, e menciona a defesa da democracia.

O político explica que, embora Bolsonaro represente uma “parcela expressiva da sociedade brasileira”, com pautas conservadoras legítimas e democráticas, “[ela] foi capturada por uma extrema-direita radical, que ameaça de fato nossa democracia”.

O político explica que, embora Bolsonaro represente uma “parcela expressiva da sociedade brasileira”, com pautas conservadoras legítimas e democráticas, “[ela] foi capturada por uma extrema-direita radical, que ameaça de fato nossa democracia”.

“A candidatura de Lula nos evoca lembranças negativas dos governos petistas, mas, pela diversidade do seu arco de alianças, possui em minha avaliação melhores condições de resguardar o nosso sistema democrático. É portanto a minha escolha, como a de inúmeros companheiros no PSDB. Nesse ponto não podemos tergiversar”, completou, ressaltando que “a manutenção das instituições democráticas é o que importa nesse momento.”

O vice-governador destaca que o país vive um “momento crucial”: “definitivamente não estamos nos trilhos já há algum tempo”.

Em 2018, quando era filiado ao Novo, Brant foi eleito vice-governador de Minas na chapa pura encabeçada por Zema. Todavia, ano passado ele deixou a sigla e foi para o PSDB.

Neste ano, tentou reeleição para o mesmo cargo, mas ao lado do ex-deputado Marcus Pestana, também tucano. A chapa não chegou a alcançar nem 1% dos votos válidos no primeiro turno, quando Zema foi reeleito. O vice do estado a partir de 2023 será Mateus Simões, também do Novo.

O PSDB de Brant optou pela neutralidade no segundo turno. Entretanto, diversas lideranças tucanas têm manifestado preferência por Lula e outras por Bolsonaro. O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, declarou apoio ao atual chefe do Executivo. Enquanto isso, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ex-ministro José Serra, Tasso Jereissati (senador pelo Ceará) estão com o petista. (Yahoo Notícias)

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال