Voluntários apresentam na Bahia propostas de segurança hídrica para comunidades do semiárido

Em 2021, voluntários do Instituto Luss (Logística Unindo Solidariedade e Sustentabilidade), construíram 30 cisternas no semiárido piauiense. E esperam fechar este ano com 120 cisternas construídas. Além de perfurar 24 poços e ampliar o alcance para comunidades do semiárido em outros estados brasileiros, inclusive na Bahia.

Com um modelo de ação que une diagnóstico, execução e monitoramento, o iLuss é uma das organizações solidárias que participam da Feira de Oportunidades de Voluntariado, uma das atividades do Congresso Internacional de Voluntariado “I Will Go”, no campus da Faculdade Adventista da Bahia, em Cachoeira. O evento conta com a participação de 5 mil pessoas de mais de 50 países e encerra neste sábado, 22 de outubro.

O iLuss trouxe para o congresso a chance de voluntários participarem de campanhas de segurança hídrica, para oferecer independência, autonomia e dignidade a comunidades do semiárido. Segundo a organização, cada cisterna comporta até 16 mil litros de água e é capaz de abastecer uma família de até seis pessoas, por seis meses. Também ajuda os moradores a implantar hortas orgânicas familiares ou comunitárias, ampliando as condições de segurança alimentar.

A maior parte da população da Bahia vive no semiárido, de acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado. A população baiana residente no semiárido, em 2021, era de 7,6 milhões de pessoas. Dos 417 municípios baianos, 283 pertencem à região.

Voluntariado de Emergência

Além da chance de atuação voluntária no semiárido, os participantes do congresso tiveram a oportunidade de se inscrever em cursos de formação de voluntariado de emergência, oferecidos pela ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais). A ideia é ensinar aos interessados o conhecimento necessário para desenvolver operações de emergência. No início deste ano, a ADRA teve atuação destacada na assistência emergencial à população do sul e sudoeste baiano atingida pelas enchentes.

O Congresso Internacional I Will Go é uma iniciativa do Serviço Voluntário Adventista, entidade que facilita a conexão de voluntários a oportunidades de serviço em vários países. As ofertas contemplam desde ações de desenvolvimento social até linguística, com a chance de aprender e ensinar idiomas em universidades e centros de ensino, da América do Norte ao Oriente Médio.

Siga-nos no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال