Cachoeira: Festa de Iemanjá, a festa das Águas, acontece no dia 05/02

O presente a Iemanjá que acontece em Cachoeira vem de uma antiga tradição em que operárias e operários fumageiros se reuniam num dia do mês de fevereiro para depositarem presentes na Pedra da Baleia.

O cortejo saia de Cachoeira no cais ao lado da estação ferroviária.

O povo de candomblé há muito tempo sacralizou a Pedra da Baleia a partir de uma segundo a qual Iemanjá atravessou o Atlântico para socorrer seus filhos escravizados, e vendo a situação deles quan entrou no Rio Paraguaçu, decidiu ficar, transformando-se numa grande pedra.

Neste ano, a festa acontecerá no dia 5 de Fevereiro, com programação religiosa afro, começando as 6h com alvorada, 9h entrega dos presentes no porto, 15h Xirê e as 16h com o cortejo de entrega dos presentes para a Pedra da Baleia no Rio Paraguaçu. , tradicionalmente, com a participação de todos os terreiros de Cachoeira e cidades do Recôncavo Baiano, em direção a Pedra da Baleia onde será depositados em uma grande procissão marítima. Realização da Prefeitura de Cachoeira e da comissão formada pelos terreiros de Candomblé representada pelo Terreiro secular Viva Deus que foi escolhido através de Sorteio em reunião com o povo de Santo.

Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال