Em quatro anos, Bolsonaro cumpriu um terço das promessas de campanha

Foto: Reprodução
Após quatro anos de mandato, o governo de Jair Bolsonaro (PL), que acabou em dezembro de 2022, cumpriu integralmente um terço das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018, segundo levantamento feito pelo G1.

Dos 58 compromissos assumidos pelo então candidato, 19 foram cumpridos integralmente entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022 — ou 33% do total.

Estes compromissos foram feitos pelo candidato em entrevistas, debates, agendas eleitorais e no plano de governo entregue ao TSE sobre diversos temas: economia, educação, saúde, segurança pública, entre outros.

O g1 levantou tudo o que foi prometido e separou o que poderia ser claramente cobrado e medido. Veja os critérios.

Leia também: Após fim de governo, Rui Costa cumpriu 63 das 144 promessas de campanha

Depois, o g1 acompanhou de perto o andamento destas promessas e publicou levantamentos regulares entre 2019 e 2022. Esta reportagem é o balanço final dos compromissos de campanha.

O G1 também publicou nesta semana um levantamento com as promessas feitas pelos novos governadores e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2022. Elas serão monitoradas ao longo dos próximos quatro anos.

Do total de promessas, 17% foram cumpridas parcialmente — ou seja, ainda ficaram faltando pendências para o cumprimento total do que foi prometido durante a campanha.

Já 29 compromissos (50%) não foram cumpridos. Entre as promessas não cumpridas estão acabar com indicações políticas na escolha de ministros, não aumentar impostos, reduzir a maioridade penal e tipificar como terrorismo invasão de propriedade privada. (G1)

Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال