Deputado do RS compara Bahia ao Haiti e diz que o estado nordestino é um "lugar sujo"; assista

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
O deputado bolsonarista Mauricio Marcon (Podemos-RS) comparou a Bahia ao Haiti e disse que o estado do Nordeste “é uma pobreza, tudo pichado, tudo sujo”. Segundo o parlamentar gaúcho, os políticos do Nordeste não são cobrados porque o povo é “pobre”.

Mauricio Marcon, que se identifica como conservador e antipetista, fez a fala preconceituosa após criticar o Nordeste pela votação expressiva em Lula (PT) na disputa presidencial.

“A gente [ele e a esposa] teve lá na Bahia. Assim, é um Haiti. Não tem explicação. É uma pobreza, tudo pichado, sujo. E era uma área turística. A gente fica imaginando onde não é [turístico]. Então a vida é muito diferente”.

O deputado federal foi criticado no Twitter após o trecho preconceituoso viralizar nas redes sociais. “Faz uma visitinha no centro de São Paulo, faz”, disse uma usuária. “Como se os eleitores das regiões Sudeste e Sul soubessem votar”, disse outro. “Seu argumento é bizarro. Já visitou Roraima e Rondônia, estados onde Bolsonaro teve mais de 70% dos votos? E o Rio de Janeiro, onde o ‘mito’ também venceu?”, questionou mais um.

Um eleitor da Bahia também se manifestou. “É muito óbvio que você não conhece a nossa história, pois não sabe de onde viemos e aonde chegamos. Não faz ideia do que era a Bahia antes das gestões do PT e como já nos transformamos; para você pode ser pouco ou nada, porque não sentiu as mudanças na pele. Há muito ainda para ser feito, mas antes de Lula ninguém nunca olhou por nós e somos muito gratos pelo que foi realizado. A Bahia já existia antes de Lula e do PT; pesquisa um pouco, é fácil, dá um google, tem conteúdo de sobra”, desabafou.

Até Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF, publicou uma resposta ao parlamentar gaúcho: “Caro Deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas, e, a sua gigantesca e decisiva contribuição para a formação da nacionalidade brasileira. Deputado, reflita sobre o seguinte: há na BA milhares de gaúchos que foram visitar e por lá ficaram. Idem no Rio. Explique: por que existe uma certa “diáspora gaúcha” em vários Estados, sobretudo no Norte e Centro-Oeste?”.

Não é a primeira vez que tentam relacionar uma suposta ignorância política no Nordeste ao apoio da região a Lula. Após o primeiro turno no ano passado, o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro citou o analfabetismo no Nordeste para tentar explicar a derrota sofrida para o petista na região. (Pragmatismo Político)

Assista:

Siga o DdN no Facebook e Instagram. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال