Jornal Correio de São Félix completa 10 anos de reativação; periódico vai completar 89 anos de existência

O Jornal Correio de São Félix recentemente completou 10 anos que foi reativado pelo jornalista Magno do Rosário. No próximo dia 29 de abril o periódico completa 89 anos de fundação.

O Jornal Correio de São Félix foi fundado por Antídio Luis em 1934. Anos depois ele vendeu para Luiz Gonzaga Dias, o conhecido Luiz Peterez, o homem que teve mais mandatos como vereador em São Félix - 09 no total. Luiz ficou por mais de 40 anos com o Jornal e só deixou em razão do seu falecimento. 

O jornal parou por 6 meses após o falecimento de Luiz Peterez e em seguida passou por vários editores. Depois o Correio foi comprado pelo atual dono Osmar de Azevedo Moreira. Em seguida o jornal ficou por 30 anos desativado e ao final de 2012, o jornalista Magno do Rosário estava fazendo uma pesquisa no Arquivo Público de São Félix para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e encontrou décadas de história do Recôncavo Baiano no Jornal Correio de São Félix.

Jornalista Magno do Rosário, editor-chefe do Correio de São Félix
"De uma hora pra outra me veio uma iluminação e resolvi reativar o Correio de São Félix. Convidei alguns colegas nossos: Leandro Leite (Léo) e Valdelice Santos (Val). Passamos alguns meses estudando como iríamos reativar o jornal e efetivamente o Correio de São Félix volta nos primeiros meses de 2013," conta Magno. 

Após o advento das mídias digitais, o jornal impresso reduziu o número de leitores e anunciantes. Segundo Magno do Rosário, há muitas dificuldades em manter o jornal em funcionamento. "Uma das grandes dificuldades é termos novos apoiadores. A questão da publicidade em nossa região é complicada porque alguns empresários precisam entender que os veículos de informação (jornal, rádio, etc.) levam a notícia e também o nome deles, além dos produtos, e isso é importante para os seus clientes," enfatiza.

Atualmente Magno do Rosário toca o jornal sozinho. Os amigos que iniciaram com ele tiveram que sair para resolver questões particulares. "Léo atualmente trabalha em Salvador e Valdelice teve que sair por questões particulares e nós estamos tentando trazê-la de volta," diz.

O Correio de São Félix tem uma tiragem mensal de 2000 exemplares e circula gratuitamente em São Félix e Cachoeira - no segundo semestre Magno pretende colocá-lo para circular em Muritiba e Governador Mangabeira. Além da publicidade, o jornal sobrevive com o apoio dos Sócios Contribuintes - são pessoas que colaboram com o quanto podem e tem o jornal entregue em suas residências. A impressão do periódico continua na histórica Gráfica Sanfelixta. Informações do Diário da Notícia.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال