Médica veterinária fala sobre as medidas adotadas após registro de raiva bovina em Cachoeira

Foto: Divulgação
A médica veterinária da Secretaria de Agricultura do município da Cachoeira, Márcia Dias, em entrevista ao Diário da Notícia explica sobre as medidas adotadas após o registro de um caso de raiva bovina na zona rural do município (saiba mais). A médica também fala se há mais casos de raiva em animais bovinos na cidade.

"A Secretaria trabalha com certas medidas como a vacinação, que é obrigatória a vacinação anual contra raiva em todo rebanho bovino. Existe a nível Nacional um Programa de controle de raiva de herbívoros e onde todo o país adota essas medidas e a secretaria aqui também trabalha com essas medidas de vacinação de todo rebanho contra a raiva. Outra medida a ser tomada é o controle da população dos morcegos hematófagos, existe uma equipe treinada, capacitada para captura e controle populacional de morcego é uma medida que a secretaria adota e obedece também. Outra medida é o cadastramento do criador que tem um boi, uma vaca, um bezerro, uma novilha ou cavalo, cabra é necessário vacinar contra a raiva e também cadastrar. O criador deve ter um cadastro no serviço, além de vacinação de controle da população de morcegos. Fazemos também a educação sanitária, devemos realizar palestras e promover encontros abordando e informando sobre a doença raiva, essas são as medidas cabíveis dentro de um Programa Nacional de Controle da Raiva Bovina, assim como tantas outras medidas," informa a veterinária Márcia.

A médica fala também se houve somente um registro de raiva bovina em Cachoeira. "Creio que sim, não houve nada alarmante e nós já estamos trabalhando no sentido de controlar mesmo a população dos morcegos que são eles os causadores, os transmissores uma vez controlada essa população de morcegos hematófagos com certeza teremos um ambiente com mais segurança e tendo animais vacinados anualmente", recomenda. Informações do repórter Adriano Rivera do Diário da Notícia.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال