Professor é o primeiro negro eleito diretor da Faculdade de Medicina da UFBA

Na noite desta quinta-feira (25), Antônio Alberto Lopes, o primeiro professor negro a concorrer ao cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/Ufba) em 215 anos de história, foi eleito. Ele obteve a maioria dos votos dos alunos, docentes e servidores da universidade. Eduardo Reis, candidato a vice-diretor, também concorria na Chapa 1.

Em uma entrevista ao CORREIO, o professor Eduardo Reis, agora vice-diretor da Faculdade de Medicina, falou da emoção em fazer parte da chapa que elegeu o primeiro homem negro para a diretoria da instituição.

Ele descreveu o momento como algo bonito e histórico, enfatizando que nunca houve essa possibilidade antes.

“Enfrentamos questões difíceis ao longo dessa campanha como racismo, homofobia e intolerância. Foi muito difícil, mas a democracia e o combate ao racismo venceu”, disse emocionado durante a festa de comemoração. Eles ficarão á frente da universidade até junho de 2027.

“Além de toda a competência de Antônio, há toda essa simbologia de uma pessoa que lutou muito na vida, vem de uma família humilde do bairro Lobato. Filho de um alfaiate e uma dona de casa. É uma superação enorme. Hoje é o diretor da Faculdade de Medicina da Ufba”, completou.

Antônio Alberto Lopes tornou-se professor na Faculdade de Medicina em 1980, onde atualmente ocupa o cargo de professor titular no departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico da UFBA. Sua notável trajetória inclui também ser membro da Academia de Medicina da Bahia. Por sua vez, Eduardo Reis é docente na mesma universidade desde 1998.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال