Turistas movimentaram a Feira Artesanato da Bahia em Cachoeira

A Feira Artesanato da Bahia encerrou com sucesso, ontem (15/08), a participação na tradicional Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira. Durante quatro dias, na Praça Doutor Aristides Milton, o evento recebeu um grande público, principalmente turistas, que se encantaram com o artesanato produzido pelas artesãs e artesãos baianos. Muita gente que participou da tradicional festa, no Recôncavo Baiano, fez questão de comprar uma peça de lembrança.

Uma das mais antigas irmandades do país, a Boa Morte é símbolo de uma sociedade religiosa, integrada por mulheres negras, que preserva as tradições afro-brasileiras. Esta demonstração de fé, devoção e resistência, pode ser vista durante a Festa da Boa Morte, em Cachoeira, que mais uma vez reuniu baianos e turistas do país e do mundo.

Durante a Feira, as artesãs e os artesãos baianos comercializaram produtos utilitários e decorativos, criados com a influência de sua herança cultural, como o barroco e a afrodescendência, e a natureza. Eles utilizam técnicas diversas na criação de peças em cerâmica, entalhe de madeira, trançados de fibras naturais, richelieu, crochê, bordados, artes em tecidos, mosaicos, dobraduras e tecelagens.

“Estamos aqui festejando os 203 anos da Boa Morte, no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o papel aqui da Feira Artesanato é apresentar um produto de qualidade. É o governo do Estado, através da Setre, trazendo o fortalecimento junto com a rede de entidades, instituições e pessoas individuais produzem um material de qualidade, gerando renda e resgatando e mantendo a nossa cultura forte do Recôncavo da Bahia”, comentou Jerônimo Rodrigues, Governador do Estado da Bahia.

A Feira Artesanato da Bahia contou com a participação de artesãs e artesãos do Território do Recôncavo e Salvador, reunindo os municípios de Cruz das Almas, São Félix, Santo Antônio de Jesus, Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Salvador e Cachoeira.

“É muito enriquecedor estar em Cachoeira neste período quando acontece a festa da Irmandade da Boa Morte. Para a gente, da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia - CFA, foi muito gratificante ter oportunizado para 20 artesãs e artesãos um ambiente de negociação, de venda do seu saber fazer. O resultado foi muito positivo para o Artesanato da Bahia e para os artesãos, principalmente do Recôncavo”, afirma Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato.

A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Associação Fábrica Cultural. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Cachoeira.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou da nossa comunidade

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال