Yalorixá Bernadete, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares é assassinada em Simões Filho, diz Ministro

Imagem: Reprodução | TV UFBA 
A Yalorixá Maria Bernadete Pacífico, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, foi assassinada na noite desta quinta-feira (17/08). A informação foi divulgada pelo Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida.

Em uma publicação nas redes sociais, o Ministro disse que "determinou o imediato deslocamento das equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil até Simões Filho, na Bahia."

Segundo informações, a líder religiosa teve o seu terreiro invadido e foi assassinada. Homens armados ainda fizeram familiares da vítima reféns, e fugiram levando celulares. A Yalorixá Maria Bernadete Pacífico foi Secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho.

Esse não é o primeiro caso de assassinato no Quilombo Pitanga dos Palmares e na família da Yalorixá Bernadete. O líder comunitário e filho da ex-secretária, Flavio dos Santos, o Binho do Quilombo, não resistiu aos tiros efetuados contra ele em frente a uma escola, na Comunidade Quilombola Pitanga dos Palmares, no dia 19/09/2017.

Ainda na publicação, o Ministro Sílvio Almeida se solidarizou com todos os familiares de Maria Bernadete e com os moradores do quilombo. "Expresso minha solidariedade aos familiares e à comunidade," disse. Informações do Diário da Notícia. Atualizada 02:15hs


Siga-nos no 
Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou da nossa comunidade

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال