Câmara Municipal torna o Festival da Ostra e a Festa de Nossa Senhora do Bom Parto em Patrimônios Culturais e Imateriais de Cachoeira

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira (18), a Câmara aprovou em 2ª e 3ª discussão por unanimidade os Projetos de Lei nº26 e nº27 de 2023, que tornam, respectivamente, o Festival da Ostra, realizado na comunidade do Kaonge, e a Festa de Nossa Senhora do Bom Parto, na comunidade do Engenho da Cruz, Patrimônios Culturais e Imateriais de Cachoeira, ambos de autoria do vereador e presidente @laelson_de_roxo.

O Festival da Ostra é realizado desde 2008, promovendo diversas atividades, como oficinas de culinária tradicional, a feitura artesanal do azeite de dendê e feira gastronômica tendo a ostra como ingrediente principal, fortalecendo o turismo de base comunitária. O evento de amplas proporções atrai pessoas de várias partes do mundo e envolve as comunidades quilombolas da Bacia e Vale do Iguape.

Já a Festa de Nossa Senhora do Bom Parto é uma tradição que existe há mais de 100 anos e resiste até os dias atuais na comunidade do Engenho da Cruz. A devoção à santa se forteleceu na região em razão das dificuldades enfrentadas pelas mulheres grávidas, com a falta de acesso a médicos e transporte para hospitais. Como forma de gratidão à graça alcançada, a comunidade iniciou os festejos em homenagem à santa, sempre nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Com esse reconhecimento da Câmara Municipal, ambos os festejos, já consolidados na cultura local contam agora com um importante elemento para sua salvaguarda e preservação.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou da nossa comunidade

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال