UFRB e EBC firmam parceria para implantação de emissoras de rádio e TV universitárias

Foto: Rafael Neddermeyer/Agência Brasil
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) firma parceria com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, para a criação de emissoras de rádio e de televisão universitárias, com fins exclusivamente educativos. O projeto de implantação da rádio e TV universitárias da UFRB é uma das dimensões da nova estrutura de comunicação a ser implementada pela gestão da Univesidade.

O acordo firmado prevê a adoção de ações conjuntas visando a implantação, a operação e a transmissão de radiodifusão de sons e imagens vinculadas ao canal da EBC e operadas pela UFRB como nova afiliada. O acordo de cooperação é válido por dez anos, podendo ser prorrogado.

A assinatura do acordo entre as instituições aconteceu nesta terça-feira, dia 17/10, no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a participação dos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Camilo Santana (Educação) e Juscelino Filho (Comunicações), além de dirigentes da EBC, da Andifes e de reitores das universidades federais. Durante a cerimônia, que contou com a participação de 31 universidades federais, foram criadas 72 emissoras de rádio e/ou TV.

A ação resultará na ampliação em mais de 100% da rede nacional de comunicação pública de rádios, elevando-a para mais de 80 emissoras participantes. Atualmente, a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) conta com 40 emissoras de Rádio FM e 69 emissoras de TV Digital.

Leia também: Ministério das Comunicações autoriza instalação de Rádio FM em Muritiba

Pela UFRB, assinaram o acordo, a reitora Georgina Gonçalves dos Santos e o coordenador da Assessoria de Comunicação, César Velame de Carvalho; e pela EBC, o Diretor-Presidente e o Diretor-Geral, respectivamente, Hélio Marcos Prates Doyle e Jeansley Charlles de Lima.

A partir da assinatura da parceria, a UFRB passou a integrar a RNCP, onde os conteúdos produzidos e veiculados pela UFRB poderão ser utilizados pela EBC e pelas emissoras participantes da RNCP e vice-versa.

A UFRB poderá ter programação local na rádio e na TV e está habilitada a pleitear coproduções com a EBC em produtos audiovisuais que demandem mais estrutura e capilaridade. A programação local da TV e da rádio UFRB poderá englobar conteúdos universitários e transmissão de manifestações públicas, cívicas ou populares, tais como carnaval, festas populares, grandes shows populares e públicos, entre outros, e deverá observar os princípios e objetivos dos serviços de radiodifusão pública.

Compartilhamento de conteúdos

Pelo acordo de cooperação, a UFRB passa a participar do Banco de Compartilhamento de Conteúdos que constitui como uma central de transferência dos mais variados tipos de conteúdos audiovisuais, captados junto a acervos de entes públicos e privados, tais como a Cinemateca Brasileira, a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), o Ministério da Educação (MEC), Fundações, museus privados e acervos particulares, além de conteúdos produzidos ou adquiridos pela EBC, ou produzidos pelas emissoras integrantes da RNCP/TV.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal 

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال