SINDPUC conquista benefícios para os servidores públicos de Cachoeira

Ivone Lima, Presidente do Sindpuc - Foto: Boca de Forno News
Ivone Lima, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da cidade de Cachoeira (SINDPUC) falou sobre a assembleia que aconteceu nesta quarta-feira (24/04), na Câmara de Vereadores. Ela esteve nas Rádios Paraguassú FM e Santo Amaro FM para uma entrevista com o radialista Nivaldo Lancaster e explicou que no estatuto da categoria existem demandas de quantas assembleias devem ser realizadas no ano e na terça foi a primeira de 2024. “Tivemos algumas conquistas e tínhamos que reunir a todos para compartilhar essas coisas boas”.

Em fevereiro, Ivone falou sobre o plano de cargos e salários dos professores, que foi uma conquista do sindicato. O plano é de 2013, foi votado em 2015, mas não foi pago. Foi na atual gestão que ele foi colocado em prática. “Essa é uma luta antiga e ficou acordado entre as comissões e a gestão que seria pago 15% da graduação dos professores escalonado em cinco vezes. Foi pago 3% em fevereiro, maio, novembro, dezembro e em março de 2025 mais 3%”.

Ainda existem outras lutas, mas nesse primeiro momento será a graduação. Mas faltou ser pago os outros servidores da educação porque esse foi um pedido do SINDPUC, mas desde que entrei no sindicato venho batendo nessa tecla que nós, os outros servidores que não estão em sala de aula, que são merendeiras, serviços gerais, porteiros, motoristas, ou seja, pessoas da educação do concurso, tem um salário, um quinquênio, mas não havia mais nada. “Até porque não éramos amparados na lei. E aí existia sempre um aborrecimento porque as pessoas sempre diziam que outras categorias conseguem”.

Para conseguir, é preciso está amparado pela e ela foi criada, a de nº 1126/2015. “Foi pedido pelo SINDPUC para que esses outros servidores da educação fizessem parte e assim foi feito. Só que por alguns problemas não aconteceu de ser pago junto com os professores em fevereiro. Desde o início do mês estou em reunião com a prefeita cobrando isso e na sexta-feira (19/04), em mais uma reunião com ela e o jurídico, sentamos e acordamos. Ficou determinado que será pago os 10% para os demais servidores da educação inseridos em seu salário, mas também escalonado como foi o dos professores, sendo que teria que ser fevereiro, maio, novembro e março do ano que vem. Os dois terminam em março de 2025”.

Como fevereiro não foi pago, ressalta Ivone, ficou acertado que no dia 30 de abril seria pago. “Como na sexta-feira a folha já estava fechada, sugerimos e a prefeita acatou uma folha extra para ser pago dia 30/04, na próxima terça-feira os valores referentes a fevereiro. Será pago retroativo para essas pessoas fevereiro, março e abril. No próximo mês teremos mais 2,5% e em seguida em novembro e março e assim fica implementado os 10% para esses servidores”.

Isso foi dito em assembleia e os funcionários estão muito felizes com a boa notícia. “É um reconhecimento que eles estão tendo. É preciso valorizar o profissional, seja em qual profissão for”.

Para quem trabalha na saúde, na Lei Orgânica, em seu artigo 133, diz que quem trabalha em Postos de Saúde da Família (PSFs) e afins, tem direito a insalubridade. “Acordei também com a prefeita e será pago a insalubridade desse pessoal dia 30 de abril. Tem gente com 18 anos na Prefeitura e nunca recebeu insalubridade. A prefeita não hesitou e será feito o pagamento de 20% de insalubridade para esses servidores. A Lei diz 30% e o que ficou acordado é que será pago o que já está, 20%, e depois correremos atras desses 10%. Negociaremos até o próximo mês”.

São entre 160 e 180 filiados ao sindicato. Um número baixo, diz Ivone. “O sindicato sofreu uma queda no número de filiados e talvez tenha acontecido por não responder as expectativas desses. Mas depois que entrei as pessoas estão voltando e estou mostrando que não estou ali para brincar, estou trabalhando, correndo atrás dos direitos dos servidores que não podem ser negados. As pessoas estão voltando e vamos crescer”.

O SINDPUC se comprometeu ainda ajudar a fazer o plano de cargos de todas as outras categorias de diversas Secretarias. “Os servidores públicos tem um estatuto, mas não tem um plano de cargos para todas as categorias. Estamos pensando nessa possibilidade de fazer um plano que represente todas essas categorias. Não sei como começar, mas já tenho ideias e já falei com algumas pessoas. Vamos buscar isso para que todos sejam reconhecidos”, finalizou. (Boca de Forno News)

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou da nossa comunidade

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال