O deputado estadual Robinson Almeida (PT) destinou emenda parlamentar para garantir a inclusão da Filarmônica Lyra Cecíliana, de Cachoeira, na programação oficial das celebrações da Independência da Bahia no município. A medida atende ao reconhecimento unânime da importância cultural da instituição, fundada em 1870 e será executada pela Secretaria Estadual de Cultura do Estado, Secult-Ba.
![]() |
Foto: Divulgação |
O presidente da Lyra Cecíliana, Zé Luís, agradeceu o deputado e ressaltou a importância da emenda para a comunidade musical de Cachoeira.
"Esta emenda representa muito mais que recursos: é uma afirmação de que cultura e tradição merecem espaço e valorização. Vamos tocar com mais orgulho, sabendo que somos respeitados. Valeu, deputado", afirmou Zé Luís.
Com 155 anos de história, a Filarmônica Lyra Cecíliana foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011. A entidade também é reconhecida como “universidade inclusiva da música”, especialmente na formação de jovens de baixa renda em Cachoeira, no Recôncavo Baiano.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal