Labsis registra dois tremores de terra em Vera Cruz

Dois tremores de terra, um de magnitude 2.4 e outro de 1.8, foram registrados em Vera Cruz, na Bahia, com intervalo de 39 horas, sendo o segundo sentido por moradores locais.

Foto: Reprodução 
O Laboratório Sismológico da UFRN (Labsis) registrou dois tremores de terra no município de Vera Cruz, na Bahia, com magnitudes de 2.4 e 1.8, respectivamente. O primeiro tremor ocorreu no domingo, dia 20, e passou despercebido pela população. Já o segundo, ocorrido na terça-feira, dia 22, foi sentido por moradores, que relataram vibrações e movimentação de móveis. A diferença entre os eventos foi de 39 horas.

A detecção precisa dos tremores foi possível graças à nova estação sismográfica instalada em Vera Cruz no dia 3 de julho. Esta estação, localizada no Colégio Municipal Telma Régis de Andrade, permite o monitoramento remoto via internet e contribui para um mapeamento mais preciso da atividade sísmica na região.

A instalação contou com o apoio de órgãos locais e estaduais de defesa civil e se justifica pelo histórico de tremores na região, datando do século passado. A nova estação representa um avanço significativo na capacidade de monitoramento e compreensão da atividade sísmica na costa baiana.

Pontos principais da notícia:

* Dois tremores de terra foram registrados em Vera Cruz, Bahia, em 20 e 22 de julho.

* O primeiro tremor, de magnitude 2.4, não foi percebido pela população.

* O segundo tremor, de magnitude 1.8, foi sentido por moradores, causando vibrações e movimentação de móveis.

* Os tremores foram registrados por uma nova estação sismográfica instalada recentemente em Vera Cruz.

* A instalação da estação visa aprimorar o monitoramento sísmico na região, que apresenta histórico de tremores.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال